Organizar o guarda-roupa pode parecer uma tarefa difícil, mas acredite: pequenas mudanças na forma de arrumar suas roupas e os espaços podem transformar totalmente a rotina. Além de facilitar o dia a dia, um guarda-roupa bem-organizado ajuda a otimizar e valorizar o espaço do quarto.
Separamos algumas dicas práticas de como organizar o guarda-roupa e ainda aproveitar ao máximo cada centímetro disponível.
Comece pela triagem: o que realmente precisa ficar?
Antes de qualquer coisa, é hora de selecionar o que realmente faz sentido manter. Você pode separar suas roupas em grupos como:
- diárias: que você usa com frequência;
- ocasionais: para festas, eventos ou momentos específicos;
- raras: aquelas que nunca ou quase nunca são usadas e podem ser destinadas para outra pessoa ou ter outra finalidade.
Se você busca uma rotina descomplicada e praticidade, guardar apenas o essencial faz toda a diferença para manter o ambiente funcional.
E se a ideia é viver de forma mais leve mantendo apenas o essencial, os guarda-roupas compactos da voulevar são ótimos aliados!
Por ocupar menos espaço, mas combinar muito bem com o conceito do “guarda-roupa casulo”, ou seja, de maneira organizada ter apenas o que realmente faz sentido para você.
Aproveite divisórias e organizadores internos
Ter um guarda-roupa cheio de divisórias internas ajuda a manter cada peça em seu lugar. Nichos e prateleiras são grandes aliados para organizar roupas dobradas, acessórios, sapatos e até itens de cama e banho.
A voulevar oferece opções de roupeiros com várias divisórias, que facilitam muito a organização e evitam a bagunça acumulada. Com os espaços bem definidos, você não perde tempo procurando onde deixou cada peça.

Aposte em cabideiros e espaços verticais
Mas nem só de prateleiras vive um guarda-roupa. Aproveitar bem o móvel verticalmente também pode ser um diferencial para sua organização. Seções de cabideiros bem planejados facilitam a visualização e ajuda a manter camisas, vestidos longos e casacos sempre prontos para o uso.

- roupas longas e casacos devem ficar em cabideiros mais altos;
- camisas podem ser organizadas em cabideiros médios;
- calças podem ficar em cabideiros menores.
A dica aqui é observar o que funciona melhor para você. Há quem prefira um guarda-roupa cheio de divisórias, outros preferem cabideiros maiores. Nos modelos da voulevar com mais de uma opção de cabideiro, por exemplo, você aproveita a altura sem perder funcionalidade, multiplicando o espaço para pendurar os diferentes tipos de roupas.
Use as gavetas a seu favor
As gavetas são indispensáveis para separar roupas íntimas, acessórios, meias e até roupas de academia. Quando estão bem-posicionadas, facilitam o dia a dia e evitam a bagunça dentro do guarda-roupa.
Usar divisórias ou organizadores de tecido é uma ótima forma de separar roupas íntimas, meias, biquínis e peças menores, deixando tudo visível e fácil de encontrar. Além de otimizar o espaço, essa estratégia evita bagunça e garante que cada item tenha seu lugar.
Pense na versatilidade: portas de correr ou de abrir?
O tipo de porta faz diferença tanto na organização quanto na circulação dentro do quarto.
Portas de correr: são ideais para ambientes compactos, já que não exigem espaço para abrir.
Portas batentes: funcionam bem em quartos maiores, oferecendo amplitude e acesso completo ao interior do guarda-roupa.

E é claro que na voulevar você encontra os dois, sempre com acabamentos e estilos que se adaptam à sua decoração.
Gostou das dicas sobre como organizar guarda-roupas?
Um guarda-roupa bem escolhido valoriza o espaço e transmite sensação de ordem e bem-estar. Por isso, se lembre: organizar o seu armário não é apenas arrumar roupas, também é uma forma de deixar o quarto mais agradável e facilitar a sua rotina!
Explore outros artigos no nosso blog!









Deixe um comentário